abril 7, 2019

XIV Curso de Formação Continuada em Neuroeducação

14 a 18 de dezembro de 2020
Online - Plataforma de cursos Ciências e Cognição

O Curso de Formação Continuada em Neuroeducação é realizado por Organização Ciências e Cognição (OCC) em parceria com Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências / Universidade Federal do Rio de Janeiro (CeC-NuDCEN/UFRJ).Este curso tem por objetivo a formação continuada e complementação acadêmica dos participantes, na área de neuroeducação, contribuindo para a difusão do conhecimento desenvolvido no meio acadêmico-científico, preferencialmente, entre os profissionais da educação básica e de áreas relacionadas (agentes mediadores do processo ensino-aprendizagem). Visa, ainda, a promoção de uma maior comunicação entre os profissionais do ensino básico com pesquisadores.DOCENTES:
  • Alfred Sholl-Franco (CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ; OCC).
  • Anna Carolina Miguel de Almeida Rocha (OCC; CeC-NuDCEN/UFRJ; Grupo DESPERTA).
  • Camila Marra de Almeida (Colégio Pedro II – Engenho Novo II; OCC)
  • Giselle Mendes (OCC; SME Niterói)
  • Fabrício Bruno Cardoso (FASFI; OCC; CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ).
  • João Vítor Galo Esteves (OCC; IBCCF/UFRJ)
PÚBLICO ALVO E NÚMERO DE VAGAS:Professores atuantes na rede pública e/ou privada de ensino básico (infantil, fundamental ou médio), a serem preenchidas pela ordem de inscrição, após confirmação de TODOS os documentos exigidos.Profissionais graduados, que atuem nos processos de ensino-aprendizagem Por profissionais com atuação no processo de ensino-aprendizagem, entende-se também os profissionais autônomos que atuem direta ou indiretamente com a área de educação (por exemplo, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros) em todo o Brasil.Graduandos de cursos LicenciaturaOBSERVAÇÕES:1 – Inscrições incompletas serão invalidadas e o inscrito perderá sua vaga caso outros candidatos se inscrevam até que ele realize nova tentativa. Desta forma, recomendamos fortemente que os candidatos confiram todos os arquivos a serem anexados antes de submeterem suas inscrições, pois não haverá reserva de vagas.REGISTROS INSTITUCIONAIS DO CFCN:Protocolo N°: 201608 (OCC)EMISSÃO DE CERTIFICADOSOs participantes que cumprirem menos do que 80% de presença não receberão certificado de conclusão do Curso de Formação Continuada. Qualquer dúvida a este respeito, enviar e-mail para cfcn@cienciasecognicao.org.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
  • Caminhos da Neuroeducação. O que é neuroeducação e como as neurociências podem contribuir para a educação? Quais possíveis áreas de atuação dentro da neuroeducação? Como a neuroeducação pode contribuir no cotidiano escolar? Mitos, verdades e oportunismos.
  • Desenvolvimento do Sistema Nervoso e Períodos Críticos. Desenvolvimento das principais estruturas do sistema nervoso (caracterização anatomo-funcional). Relação entre fases do desenvolvimento neural com as fases de desenvolvimento propostas por teóricos da educação, assim como a reflexão da justificativa de organização do conteúdo escolar. Existem períodos críticos e janelas de oportunidades? Formação e modelagem de esquemas cognitivos e sua relação com desenvolvimento e idade do aprendiz.
  • Corporeidade: Sensações e Movimento. Importância dos órgãos sensoriais como detectores de informação ambiental. Percepção, planejamento e execução das respostas. Diferentes tipos de percepções, imaginação, criatividade e interpretação dentro do contexto escolar e como estes fenômenos interferem no processo ensino-aprendizagem. Integração sensório-motora e o processamento de informações pelo sistema nervoso. Os movimentos e a exteriorização de comportamentos.
  • Aprendizagem, Atenção e Memória. Relação entre os processos de aprendizagem, atenção e memória. Aprender “o que”, “como” e “para que”? Atenção, motivação e a aprendizagem. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a atenção sustentada. Principais processos de formação de memória dentro do contexto escolar. Importância do esquecer para aprender. Métodos de memorização e aprendizagem mecânica. Aprendizagem de modo significativo.
  • Cognição: Inteligências, Raciocínio e Linguagem. Raciocínio, habilidades e inteligências. Conheci-mento e cognição. Linguagem: aquisição e uso. Características da linguagem, narrativa e cognição.
  • Distúrbios de Aprendizagem. Identificação e características morfofuncionais dos principais distúrbios encontrados no ambiente escolar: dislexia, TDAH, etc.
  • Sono, Ritmos Biológicos e Aproveitamento Escolar. Ritmos biológicos e o funcionamento do organismo. Características do sono e sua importância para o rendimento físico e mental. Rendimento cognitivo/físico e os ritmos escolares. Tipos e características dos dormidores. Organização dos turnos escolares e os ritmos biológicos.
As inscrições serão realizadas através do site, inclusive o pagamento. Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá o link de um formulário para confirmação de inscrição. O não preenchimento deste formulário implicará no cancelamento da inscrição e perda da vaga, não sendo possível preencher após o fim do prazo. Não haverá reserva de vaga para as inscrições com erros e com documento faltando.Período de inscrição: de 28/09/2020 a 12/12/2020, enquanto houverem vagas disponíveis.O valor das inscrições seguirá o disposto abaixo:Será necessário informar:
  • Identidade (RG).
  • CPF.
  • Escolaridade
  • Número de matrícula ativa em curso de licenciatura, caso se aplique.
  • Matrícula como professor da Educação Básica, quando se aplicar.
+55-21-97932-8677.

E-mailcfcn@cienciasecognicao.org

Webpagehttp://www.cienciasecognicao.org/portal

Endereço: Carlos Chagas Filho, 373, Sl. G0-015, Bl. G, IBCCF, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, CEP 21.941-902, RJ.

Apoio e Realização

Realização

Plataforma de Cursos Ciências e Cognição